5 hacks para criar conteúdo

É muito comum ouvir de profissionais, até mesmo de gestores, sobre a dificuldade de produzir conteúdo e ser constante nas mídias sociais. Essa dificuldade pode ser causada por mais de um motivo, como bloqueio criativo ou falta de tempo devido aos compromissos da rotina diária.

Independente da razão que está lhe impedindo de produzir materiais frequentemente, o importante é que existe uma forma de resolver essa situação. Na verdade, existem hacks que você pode utilizar para conseguir criar conteúdo regularmente.

Para ajudar você a produzir mais conteúdo e acabar de vez com seu bloqueio, vou trazer aqui 5 hacks para criar conteúdo.

Organize suas ideais

Organizar ideias é essencial para criar conteúdo regularmente, pois assim você não se esquece de nenhum insight que teve durante seu dia, semana ou mês. Atualmente, existem ferramentas online gratuitas, como o Google Keep, que você pode utilizar para organizar o seu processo criativo.

Usar esse tipo de ferramenta é interessante, porque você garante que terá uma forma prática de guardar seus insights e referências a qualquer momento. Afinal, nunca se sabe quando uma ótima ideia pode surgir.

Além disso, ao armazenar todas as suas ideias em um mesmo local é mais fácil organizá-las e conectá-las de forma coerente. Isto é, você pode criar uma ordem de publicação com mais facilidade ou até decidir o que pode virar um blog post e o que é mais adequado para um e-book.

Busque por inspirações

Para criar conteúdo, primeiro você precisa consumir muito conteúdo. De nada adianta ficar horas pensando em algo, sem pesquisar ou buscar por autoridades no assunto que você quer abordar.

Além disso, faça networking, converse com pessoas. Isso ajudará você a enxergar outras perspectivas. Aquela máxima que “duas cabeças pensam melhor do que uma” vale para esse momento.

Então, converse com um colega de equipe ou até mesmo com pessoas que não estão na sua área. Obter visões de profissionais que pensam de maneira distinta é fundamental para criar conteúdos originais.

Tire um dia de sua agenda para procurar ideias ou programe-se para consumir um pouco de informação a cada dia. Você pode buscar inspirações em:

  • Podcasts
  • Ted Talks;
  • Blogs dos concorrentes;
  • Livros;
  • Vídeos no Youtube;
  • Twitter.

Aqui também vale seguir sites e personalidades sobre o assunto que você deseja criar. Procure quem é autoridade no assunto, acompanhe os assuntos do momento. Assim, você se mantém atualizado e fica por dentro das tendências da área.

Quando for checar o blog dos concorrentes, lembre-se de que a ideia é se inspirar com os conteúdos postados e não copiá-los em sua página.

Buscar inspirações é essencial, não somente porque elas dão ideias para conteúdos, mas também porque aumentam seu vocabulário, o conhecimento sobre expressões e outras visões de mundo. Sendo assim, são ótimas para lhe estimular a criar conteúdo de qualidade.

Converse com seu público

No marketing de conteúdo, os materiais criados precisam ser relevante, ou seja, eles devem auxiliar o cliente a resolver um problema. Mas, depois de produzir inúmeros conteúdos, como abordar um tema diferente e saber se ele é realmente relevante para sua audiência?

A melhor maneira de fazer isso é conversando com seu público! Afinal, ninguém melhor que seu cliente para dizer quais são suas dúvidas e dificuldades. Então, se você tem canais para entrar em contato com seu público, como as redes sociais, aproveite essa oportunidade.

Você pode, por exemplo, abrir uma caixa de perguntas ou fazer uma enquete nos stories do Instagram para saber quais temas eles preferem ver em sua página. A pesquisa também pode ser feita diretamente em seu site ou em uma newsletter, caso sua empresa tenha uma.

Se você não tiver contato com os clientes, peça ajuda de alguém que tenha para descobrir quais são as dores de seu público. Assim, você terá ideais para criar conteúdo útil.

Liste todas as suas tarefas

A pior coisa que você pode fazer é confiar na sua cabeça. A rotina costuma ser corrida e cheia de compromissos, então é normal que você se esqueça de realizar certas tarefas. Por isso, o mais indicado é listar suas atividades e organizar o processo em ordem de prioridade.

Essa é uma ótima maneira, inclusive, de colocar em prática os hacks desse post. Que tal adicionar em sua lista uma hora do dia para organizar suas ideais anotadas ao longo da semana ou buscar inspirações?

Assim como a organização de ideias, a listagem de tarefas pode ser feita em ferramentas online gratuitas. Dessa forma, ela será prática e ficará acessível durante seu dia de trabalho.

Planeje suas publicações com antecedência

Planejar é o melhor remédio para evitar dores de cabeça. Crie um cronograma de conteúdos, estipulando a frequência e quantidade de publicações que você irá fazer por dia e semana.

Tenha claro os dias, horários e o número de postagens diárias. A partir disso você terá clareza do quanto precisa produzir e será mais fácil abrir “gavetas” no seu cronograma para criar conteúdos com tranquilidade.

Você deve separar momentos, por exemplo, para fazer a pesquisa sobre o tema e a escrita do conteúdo. Essa divisão é essencial, porque mesmo que você já saiba o assunto do texto, não basta apenas começar a digitar para criar um material de qualidade.

É preciso pesquisar sobre o assunto e saber bastante sobre ele antes de iniciar a parte escrita do trabalho. Mesmo que você domine o tema, é importante fazer a pesquisa para saber como os concorrentes abordaram o assunto e se há algo que você pode acrescentar.

Além de evitar dores de cabeça, planejar suas publicações com antecedência pode lhe ajudar a ter ideias para materiais. Ao criar o cronograma, você pode se lembrar de datas comemorativas ou eventos importantes para a área, e planejar postagens com antecedência para essas datas.

Depois de realizar todos esses hacks, você deve colocar a mão na massa e começar a criar conteúdo. Verifique sua agenda, siga sua lista de tarefas, livre-se das distrações e transfira para a tela em branco o que você deseja passar para seu público com aquele material.

Após descobrir 5 hacks para criar conteúdo, confira também por que você precisa usar storytelling na produção de conteúdo para sua empresa!

Sobre o Autor

Juliano Franco Duarte
Juliano Franco Duarte

Juliano é fundador da Santa Agência, empresa focada em negócios digitais para empresas. Também é fundador do Meu Redator, startup que conta com aproximadamente 12.000 redatores, incluindo professores especialistas, mestres e doutores, criando conteúdo de qualidade para empresas.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *