Motivos para você investir em marketing de conteúdo em 2018

Avalie este artigo

O inbound marketing introduziu novas formas de relação entre empresas e seus clientes. Com as evoluções recentes na prática do marketing moderno, mesmo pequenos negócios podem agora atrair um público maior. Como?

Veja a resposta nesse artigo. Aqui vou falar sobre razões pelas quais investir em marketing de conteúdo no ano que está prestes a se iniciar: 2018.

Embora vários cases de sucesso têm provado que entregar conteúdo relevante é uma ótima estratégia de marketing, uma parcela de empreendedores ainda possui alguns receios:

  • Porque valerá a pena continuar investindo em marketing de conteúdo em 2018?
  • Como as técnicas de SEO podem aumentar o tráfego do meu site e blog?
  • Que facilidade de relacionamento a produção de conteúdo gera entre empresas e clientes?
  • De que forma essa atitude pode tornar meu negócio uma autoridade em meu ramo de atuação?

2018: oportunidades cada vez melhores para o marketing de conteúdo

É fato comprovado: produzir conteúdo é um dos aspectos mais importantes dos algoritmos do Google e de outros buscadores.

A razão é óbvia: se uma empresa deseja atrair seu público, se relacionar como ele e só então converter vendas, não basta empurrar ofertas ‘goela abaixo’. É preciso produzir conteúdo que eduque, estimule e direcione o público-alvo e suas personas. E por que 2018 apresentará oportunidades adicionais para fazer isso? Veja algumas razões para pensar dessa forma:

  • Diversos sites brasileiros ainda não possuem um blog

Grandes empresa do nosso país possuem uma forma ‘magra’ de atrair mais clientes através da internet. Pesquise, por exemplo, durante alguns minutos, o site de empresas de grande reconhecimento nacional em áreas como turismo, materiais de construção, advocacia, educação etc.

Muitos sites possuem boas informações a respeito de produtos, serviços e dos preços que você ou sua empresa precisa pagar para ter acesso. Mas tente encontrar uma aba do blog do site. Você conseguiu achar? Ficará surpreso de como isso será raro!

Essa é a oportunidade, em 2018, para que você pense seriamente em investir no marketing de conteúdo para sua empresa ou negócio! Há um nicho riquíssimo ainda com muito espaço a ser preenchido.

  • Grandes nomes do mercado estão apenas começando a investir no marketing de conteúdo

Se você estartar agora, não ficará para trás dos seus concorrentes. E como posso afirmar isso? A razão é simples: alguns deles estão começando apenas agora. Isso faz com que ‘começar’ seja uma decisão mais importante do que ‘concorrer’. Quer entender porque isso seria ótimo para sua empresa ou negócio?

Pense, por exemplo, em quantas pessoas poderá encontrar o blog de sua empresa se você aproveitar o momento para figurar nas primeiras páginas dos buscadores! Isso fará com que os mesmos buscadores qualifiquem o seu blog como um local que entrega um conteúdo relevante. Isso vai carimbar a sua marca de forma impressionante.

Com o tempo, a tendência é que estes buscadores o tornem uma referência no mercado, algo que não ocorrerá se você deixar para tomar decisões assim só lá na frente, depois que vários concorrentes seus já estiverem bem rankeados.

Mas existe algo ainda mais inspirador do que somente pensar em produzir conteúdo para o seu público: investir um pouco em nas técnicas de SEO.

Como algumas técnicas de SEO podem aumentar o tráfego de site e blog?

A sistemática automatizada dos buscadores para que seu site ou blog esteja  nas primeiras páginas do Google se chama Otimização de Mecanismos de Busca (Search Engine Optimization), mais conhecido pela sigla, em inglês, SEO. Essa sistemática trouxe novas perspectivas para qualquer empresa do mercado.

Investir em SEO envolve preparar seu conteúdo de uma forma que ajude o público a encontrá-lo mais facilmente ao realizar buscas específicas.

Por exemplo, à medida que uma pessoa busca no Google um determinado produto, as frases usadas por ela passam a ser registradas pelo buscador em sua base de dados.

Digamos que ela digite as seguintes frases:

  • pizza de calabresa
  • pizza de calabresa em são paulo
  • entrega de pizza de calabresa em são paulo
  • entrega rápida de pizza de calabresa no bairro da Mooca

Ao observar as frases acima, podemos concluir que vale a pena investir num conteúdo que no qual conste essas informações, a fim de que ele seja encontrado no Google.

Nesse sentido, você pode estruturar um artigo que contenha algumas dessas palavras-chave nos seguintes pontos:

  • No título de um post do seu blog
  • Em alguns subtítulos do mesmo texto
  • Nas imagens publicadas na mesma página

Parece simples demais? É simples mesmo. E o resultado é impressionate!! Investir em SEO e elaborar seu conteúdo de forma atrativa e bem organizada, para que as pessoas o encontrem já na primeira página do google, vai aumentar e muito o tráfego em seu blog e em seu site.

Que facilidade de relacionamento a produção de conteúdo gera entre empresas e clientes?

Quanto mais conteúdo produzir sobre o produto e/ou serviço que você oferece, mais seu público vai acompanhar seu blog, e o relacionamento entre vocês vai se tornar mais fiel.

As pessoas começarão a perceber que você realmente entende aquilo que faz e que deseja ajudá-las. Afinal de contas, quem investe em conteúdo para presentear o público com informação relevante, merece toda a consideração.

Essa troca de favores vai gerar um sentimento de aproximação natural. À medida que as pessoas visitarem o seu blog (ou site), elas perceberão no seu conteúdo o diferencial que procuram.

Esses passos criarão um ciclo de aconchego mútuo bastante forte, que poderá resultar em mais parcerias, vendas e consolidação da marca. Quais poderão ser os desdobramentos disso?

De que forma essa atitude pode tornar seu negócio uma autoridade em seu ramo de atuação?

No final das contas, quem produz e publica conteúdo relevante se torna autoridade. Porque?

O desejo de compartilhar mostra às pessoas que você não está ali somente para vender, mas para dividir informação e conhecimento sem cobrar nada delas por isso. Por isso, gradativamente, as pessoas que conhecerem sua marca através dos textos farão de tudo para saber mais sobre seus produtos e serviços.

Se você manter uma produção de conteúdo atrativo e detalhado sobre sua empresa ou negócio, a sua visualização na internet aumentará, gerando boas oportunidades a médio e longo prazo!

Aproveite para implementar a produção de conteúdo em sua empresa ou negócio a partir de 2018. Torne sua marca mais reconhecida e respeitada. Só assim você conseguirá mantê-la num ritmo ascendente de desenvolvimento e melhorias!

Juliano é fundador da Santa Agência, empresa focada em negócios digitais para empresas. Também é fundador do Meu Redator, startup que conta com aproximadamente 6.000 redatores, incluindo professores especialistas, mestres e doutores, criando conteúdo de qualidade para empresas.

Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Site Footer

Sliding Sidebar

Juliano Franco Duarte – Consultor de marketing digital

Juliano Franco Duarte – Consultor de marketing digital

Juliano é fundador da Santa Agência, empresa focada em negócios digitais para empresas. Também é fundador do Meu Redator, startup que conta com aproximadamente 6.000 redatores, incluindo professores especialistas, mestres e doutores, criando conteúdo de qualidade para empresas.

Redes sociais