Como elaborar um plano de marketing realmente eficaz?

O objetivo deste artigo é auxiliar quem está em dúvida de como elaborar um plano de marketing para a sua empresa. É através do planejamento que você irá organizar as ações e estratégias de marketing anteriormente definidas.

Antes que pensarmos que é algo muito complexo de se fazer, devemos colocar em mente que o plano de marketing, na verdade, deve ser simples, direto e objetivo. Do contrário, a sua importância, utilização e resultados ficarão amplamente comprometidos.

 

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é um documento no qual estão registradas todas as ações que serão implementadas para o alcance de uma meta desejada pelo gestor de uma empresa.

Ele serve como uma orientação, um caminho a seguir, e deve estar de acordo com o objetivo e as estratégias estipulados.

Onde se encaixa o plano de marketing:

  • Objetivo: é o que a sua empresa precisa naquele momento, que pode ser aumentar as vendas, fortalecer a marca etc.
  • Estratégias de marketing: são os passos definidos por você para que o objetivo seja alcançado.
  • Plano de marketing: é a documentação de toda a trajetória desenvolvida desde o objetivo até a ação final, incluindo a avaliação dos resultados.
  • Ação: são as estratégias na prática, ou seja, é a implementação do que foi determinado lá no começo para bater a meta.

 

A importância do plano de marketing para a sua empresa

Não importa o porte da empresa, o plano de marketing é uma excelente e eficaz ferramenta de gestão. É uma maneira de você não fugir daquilo que pensou inicialmente, quando definiu um objetivo.

Claro que isso não quer dizer que ele seja imutável. Pelo contrário, é perfeitamente possível e necessário fazer adaptações ao longo do caminho.

O plano é um direcionamento, uma definição do que você deve fazer ao longo desta trajetória. Na prática, o plano de marketing impacta positivamente nas vendas, redução de gastos, fortalecimento da marca e visão de futuro da empresa.

 

Como elaborar um plano de marketing eficaz

Para desenvolver um plano de marketing eficiente, precisamos nos organizar de acordo com as seguintes etapas:

Ter um planejamento

Esta é a parte inicial e mais importante. É aqui que vamos definir, de forma clara, os objetivos e metas a serem alcançados com o plano de marketing.

Estude o mercado

Este é o momento de avaliar as condições internas e externas que podem influenciar o objetivo. Também é importante ser honesto e ponderar as forças e fraquezas do negócio. Assim, fica mais fácil superar as dificuldades e reforçar o que você tem de melhor.

Conheça o público alvo

O objetivo do plano de marketing é atingir o cliente, buscando satisfazê-lo e conquistá-lo. Por isso, é fundamental conhecer ao máximo os hábitos de compra do consumidor para, desta forma, atender aos seus anseios.

Observe a concorrência

Saber como trabalha o concorrente é uma maneira inteligente de identificar uma carência no mercado e que a sua empresa pode suprir. Ou seja, é o momento de mostrar o seu diferencial.

Defina as estratégias de marketing

As estratégias são estipuladas de acordo com o objetivo, obviamente. É aquilo que você pretende fazer para bater a meta estabelecida.

Estipule o cronograma

É muito importante definir prazos para a realização das etapas do seu plano de marketing. É o melhor jeito de perceber se tudo está saindo conforme o planejado.

Avalie os resultados

A avaliação deve ser feita durante toda a execução do plano de marketing. Como falei, ele não é imutável. Pelo contrário, pode e deve ser aperfeiçoado ao longo do caminho diante dos resultados apresentados.

O plano de marketing é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Quanto mais prático, simples, objetivo e funcional, mais fácil de seguir e melhores serão os resultados!

E aí, o que achou? Tem alguma observação ou dúvida sobre o assunto? Vamos compartilhar e aprender juntos! 

Juliano é fundador da Santa Agência, empresa focada em negócios digitais para empresas. Também é fundador do Meu Redator, startup que conta com aproximadamente 4.000 redatores, incluindo professores especialistas, mestres e doutores, criando conteúdo de qualidade para empresas.

Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será divulgado.

Site Footer

Sliding Sidebar

Instagram